28 de maio de 2013

VirtualDubMod é um programa de edição e conversão de vídeo

VirtualDubMod



Dando continuidade ao tutorial do VirtualDub desenvolvido pelo meu Amigo e parceiro: Gaza-Tutoriais 

Hoje irei mostrar o VirtualDubMod e como Funciona. VirtualDubMod é um programa de edição e conversão de vídeo, que também pode ser usado como encoder.



Agora vamos partir para VirtualDubMod que tem suas características e é uma versão mais atualizado, por assim dizer, do VirtualDub. Para abrirmos um arquivo RMVB, é uma extensão de bitrate variável do container multimídia RealMedia, que foi desenvolvido pela RealNetWorks. A qualidade é a compactação neste formato de vídeo é muito usada para upload e downloads, pela razão de manter uma boa qualidade.

Podemos usar conversores bem conhecidos como FormatFactory e realizar tudo de uma vez para o formato que bem entendermos, mas veja que mesmo sendo um programa muito bom ocupa um espaço em seu HD (disco rigido). Já o VirtualDubMod é muito pequeno e nem precisa ser instalado.
Primeiro passo é baixar > VirtualDubMod
Escolha um local para descompactar de sua preferência.
Abra a pasta e veja que temos três (3) pastas:


A pasta que interessa neste momento é a Template. Dentro dela temos:



Temos que colocar mais dois (2) arquivos para podemos abrir arquivos do tipo RMVB, são eles;

RMVB 29.97e.avst
RMVB 23.973.avst

Como podemos adquirir estes arquivos, poderia até colocar um link aqui, mas vou passar para o caminho mais rápido e também para entender como funciona.
Primeiro o abra o bloco de notas, depois digite ou copie as linhas a seguir para


 o arquivo RMVB 29.97e.avst
#ASYNTHER RMVB 29.97fps
DirectShowSource (“%f”, fps=29.97, convertfps=true)

Agora salvar como... e escolha como na imagem:



Atenção: Salve dentro da pasta Template.
Agora para o segundo arquivo RMVB 23.973.avst digite ou copie;

#ASYNTHER RMVB 23.976fps
DirectShowSource("%f", fps=23.976, convertfps=true)

E salve apenas mudando o nome para RMVB 23.973.avst
Dentro da pasta Template ficará desta maneira agora com os dois arquivos criados:



É interessante você ter o Real Alternative instalado e não precisa instalar o player classic.

Tudo pronto! Agora já temos o necessário para abrir arquivos RMVB, sim temos...mas vamos ver algumas macetes na hora de abrir o arquivo.

Acesse a pasta do VirtualDubMod e clique em VirtualDubMod.exe.
Com o programa aberto clique na aba File e depois Open vídeo file...



Observe que não podemos ver o arquivo RMVB porque não é reconhecido, mas podemos mudar isso...

Também observar o ftp deste arquivo, veja que temos os dois arquivos criados 23 e 29, então temos que abrir e clicar na aba File e depois em File Information. Veja a imagem:



Então temos indicado 23.976 ftp. Se souber antes poderá abrir diretamente como nas opções a seguir; Em tipo escolha All types(*.*)





Veja as duas ultimas opções. Porque temos que abrir usando o ftp correto?

Pelo fato de não perdemos a sincronia do áudio e vídeo para depois ficarmos tentando sincronizar manualmente, "sim temos como fazer isso no virtualDub", mas perdemos muito tempo e é bem chato de ser feito quando fica muito distante estas propriedades de áudio e vídeo. Outra maneira, fora do VirtualDubMod, é usar até mesmo o FormatFactory, pois na momento em que abrimos o arquivo neste programa no formato que queremos converter, podemos clicar para temos também a informação de vídeo e áudio e assim sabemos o ftp correto. No FormatFactory verá as informações assim:




Seguindo...

Agora com arquivo aberto vamos na aba Vídeo e deixamos selecionado Full processing Mode... E ainda nesta mesma aba escolhemos Compression... ou Tecle Ctrl+P



Agora clique em OK e depois em File > Save AS... e espere o processo de conversão. Uma dica é nunca usar na aba Vídeo a opção Direct Strem copy e nem deixar ela marcada no VirtualDubMod, no VirtualDub podemos até usar quando é deixado apenas 1 stream "áudio" e marcamos Direct Stream copy para ua conversão rápida. Se for deixado marcada no VirtualDubMod vai notar que o arquivo final ficará de um tamanho absurdo, veja um exemplo: Abri um arquivo de RMVB e marquei "Direct Stream copy" e salvei... Foi até rápido, uns vinte minutos (20min), mas o tamanho de um arquivo em 656Mb pulou para 35Gb, isso mesmo 35 gigabytes uff... ajá HD.


Agradecimento ao Meu Amigo e Parceiro: Gaza-Tutoriais



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário gostando ou não para melhorarmos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...