27 de junho de 2013

Bios e seus bips, podem ser a solução de problemas em seu Pc

Cezar Eduardo Leme Duarte

Eu sou Aquilo que vocês achan que sou....O resto fica por conta da Criatividade de cada um...Fui!!!
Leia Mais sobre o autor

E ai pessoal blz....


Hoje irei dar algumas dicas aqui de como vocês devem prosseguir de algumas panes que possivelmente podem ocorrer em um computador, pois como ele é uma maquina, está sujeito vários problemas.

Nem sempre é possível identificar as eventuais anormalidades, principalmente para usuário com pouco conhecimento ou nenhum.

Antes de qualquer coisa, tente identificar se ele lhe mostra algum aviso tais como: bips contínuos ao ligar, barulho em alguma ventoinha, ou até mesmo na fonte de energia, verifique o cabo de energia elétrica, veja se o led frontal está acessos caso não provavelmente não está chegando energia elétrica no caso pode ser a fonte de alimentação queimada.

Geralmente vários problemas surgem em atualizações de hardware ou até mesmo de Software que você tenha feito. No caso de hardware a identificação e feita pela famosa tela azul onde ele mostra o estouro de memoria e reinicia o Pc, neste caso inicie o Pc em modo de segurança para isso aperte a tecla F8 do seu teclado e vá em modo seguro e identifique o hardware que foi atualizado e tente resolver o problema.

Se o PC entrar no modo seguro automaticamente após a adição de um novo componente, da atualização de algum driver ou da instalação de um aplicativo qualquer, desfazer a modificação geralmente faz com que tudo volte a ser como antes.

Observação: Para a inicialização no modo seguro, reinicie o computador e pressione intermitentemente a tecla F8 durante o boot. Quando a tela das Opções de Inicialização Avançadas for exibida, use as teclas de seta para selecionar a opção em desejada e pressione a tecla Enter.

Bips que você não está acostumado a ouvir podem ser “pistas” que o BIOS envia para indicar a origem do problema. Entretanto, como não existe padronização para esses códigos, será preciso consultar o manual do PC, da placa-mãe, ou então pesquisar o site do fabricante. Mas deixarei aqui alguns para vocês.


 

Códigos de erro do BIOS

 

Modelo: AMI BIOS Tone POST Codes


1 Bip Curto:
Post Executado com sucesso: Este é um Bip feliz emitido pelo BIOS quando o POST é executado com sucesso. Caso o seu sistema esteja inicializando normalmente e você não esteja ouvindo este Bip , verifique se o speaker está ligado à placa mãe corretamente.

1 Bip longo:
Falha no Refresh (refresh Failure) : O circuito de refresh da placa mãe está com problemas, isto pode ser causado por danos na placa mãe ou falhas nos módulos de memória RAM

1 Bip longo e 2 bips curtos:
1 Bip longo e 3 bips curtos:

Falha no Vídeo: Problemas com o BIOS da placa de vídeo. Tente retirar a placa, passar borracha de vinil em seus contatos e recolocá-la, talvez em outro slot. Na maioria das vezes este problema é causado por mau contato.

2 bips curtos:
Falha Geral: Não foi possível iniciar o computador. Este problema é causado por uma falha grave em algum componente, que o BIOS não foi capaz de identificar. Em geral o problema é na placa mãe ou nos módulos de memória

2 Bips longos:
Erro de paridade: Durante o POST, foi detectado um erro de paridade na memória RAM. Este problema pode ser tanto nos módulos de memória quanto nos próprios circuitos de paridade. Para determinar a causa do problema, basta fazer um teste com outros pentes de memória. Caso esteja utilizando pentes de memória sem o Bit de paridade você deve desativar a opção "Parity Check" encontrada no Setup.

3 Bips longos:
Falha nos primeiros 64 KB da memória RAM (Base 64k memory failure) > Foi detectado um problema grave nos primeiros 64 KB da memória RAM. Isto pode ser causado por um defeito nas memórias ou na própria placa mãe. Outra possibilidade é o problema estar sendo causado por um simples mau contato. Experimente antes de qualquer coisa retirar os pentes de memória, limpar seus contatos usando uma borracha de vinil (aquelas borrachas plásticas de escola) e recoloca-los com cuidado.

4 Bips Longos:
Timer não operacional: O Timer 1 não está operacional ou não está conseguindo encontrar a memória RAM. O problema pode estar na placa mãe (mais provável) ou nos módulos de memória.

5 Bips:
Erro no processador: O processador está danificado, ou mal encaixado. Verifique se o processador está bem encaixado, e se por descuido você não se esqueceu de baixar a alavanca do soquete Zif (acontece nas melhores famílias :-)

6 Bips:
Falha no Gate 20 (8042 - Gate A20 failure): O gate 20 é um sinal gerado pelo chip 8042, responsável por colocar o processador em modo protegido. Neste caso, o problema poderia ser algum dano no processador ou mesmo problemas relacionados com o chip 8042 localizado na placa mãe

7 Bips:
Processor exception (interrupt error): O processador gerou uma interrupção de exceção. Significa que o processador está apresentando um comportamento errático. Isso acontece às vezes no caso de um overclock mal sucedido. Se o problema for persistente, experimente baixar a frequência de operação do processador. Caso não dê certo, considere uma troca.

8 Bips:
Erro na memória da placa de vídeo (display memory error) : Problemas com a placa de vídeo, que podem estar sendo causados também por mal contato. Experimente, como no caso das memórias, retirar a placa de vídeo, passar borracha em seus contatos e recolocar cuidadosamente no slot. Caso não resolva, provavelmente a placa de vídeo está danificada.

9 Bips:
Erro na memória ROM (rom checksum error): Problemas com a memória Flash, onde está gravado o BIOS. Isto pode ser causado por um dano físico no chip do BIOS, por um upgrade de BIOS mal sucedido ou mesmo pela ação de um vírus da linhagem do Chernobil.

10 Bips:
Falha no CMOS shutdown register (CMOS shutdown register error): O chamado de shutdown register enviado pelo CMOS apresentou erro. Este problema é causado por algum defeito no CMOS. Nesse caso será um problema físico do chip, não restando outra opção senão trocar a placa mãe.

11 Bips:
Problemas com a memória cache (cache memory bad): Foi detectado um erro na memória cache. Geralmente quando isso acontece, o BIOS consegue inicializar o sistema normalmente, desabilitando a memória cache. Mas, claro, isso não é desejável, pois deteriora muito o desempenho do sistema. Uma coisa a ser tentada é entrar no Setup e aumentar os tempos de espera da memória cache. Muitas vezes com esse "refresco" conseguimos que ela volte a funcionar normalmente.

Modelo: AWARD BIOS Tone POST Codes


Apito ______________Condição de Erro
1 longo, 2 curtos
Erro de Display - não é possível mostrar outras informações

Qualquer outro............ (Erro de memória RAM)

Modelo: Phoenix BIOS Tone POST Codes


Apito _____________Condição

Nenhum
teste de registro de CPU
teste dos 64K RAM iniciais
Carregamento do vetor de interrupção
falha de força CMOS/cálculo do checksum
Validação de configuração de vídeo
vídeo funcionando com vídeo ROM
vídeo funcional
vídeo Monocromático funcional
vídeo CGA funcional

1-1-3
CMOS write/read
1-1-4
ROM BIOS checksum
1-2-1
Timer do Sistema
1-2-2
inicialização do DMA
1-2-3
registro da página de DMA (write/read)
1-3-1
verificação da atualização da memória RAM
1-3-3
chip dos 64K RAM iniciais ou linha de dados
1-3-4
lógica odd/even dos 64K RAM iniciais
1-4-1
endereço de linha dos 64K RAM iniciais
1-4-2
falha de paridade nos 64K RAM iniciais
2-1-1
Bit 0, 64K RAM iniciais
2-1-2
Bit 1, 64K RAM iniciais
2-1-3
Bit 2, 64K RAM iniciais
2-1-4
Bit 3, 64K RAM iniciais
2-2-1
Bit 4, 64K RAM iniciais
2-2-2
Bit 5, 64K RAM iniciais
2-2-3
Bit 6, 64K RAM iniciais
2-2-4
Bit 7, 64K RAM iniciais
2-3-1
Bit 8, 64K RAM iniciais
2-3-2
Bit 9, 64K RAM iniciais
2-3-3
Bit 10, 64K RAM iniciais
2-3-4
Bit 11, 64K RAM iniciais
2-4-1
Bit 12, 64K RAM iniciais
2-4-2
Bit 13, 64K RAM iniciais
2-4-3
Bit 14, 64K RAM iniciais
2-4-4
Bit 15, 64K RAM iniciais
3-1-1
registro de DMA Slave
3-1-2
registro de DMA Master
3-1-3
Registrador da interrupção Master
3-1-4
Registrador da interrupção Slave
3-2-4
controlador de teclado
3-3-4
inicialização do vídeo
3-4-1
retrace do vídeo
3-4-2
procura por ROM de vídeo em processamento
4-2-1
teste da interrupção do Timer
4-2-2
teste de Shutdown
4-2-3
falha na porta A20
4-2-4
interrupção inesperada em modo protegido
4-3-1
teste de RAM (endereço da falha >FFFFh)
4-3-3
Intervalo do timer canal 2
4-3-4
relógio do sistema
4-4-1
porta Serial
4-4-2
porta Paralela
4-4-3
teste do co-processador matemático
1-1-2
* seleção da placa de sistema
1-1-3
* Extender CMOS RAM

Modelo: IBM POST Tone Codes

Apito __________Condição
Nenhum
placa mãe, fonte

[b]1 curto[b/]
Sistema passou por todos os testes
2 curtos
Erro de display
contínuo ................Placa mãe, fonte
1 longo, 1 curto
placa mães
1 longo, 2 curtos
placa de vídeo
1 longo, 3 curtos
EGA
3 longos
cartão 3270



É isso ai pessoal, caso não consigam identificar o problema chame um técnico de sua confiança, mas acompanhe se possível com ele o diagnostico.

Fui!!!!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...